terça-feira, 29 de março de 2011

Pequenos estilosos...

Gente, não resisto quando vejo crianças cheias de estilo...
Mas a correria do dia-a-dia faz com que não sobre muito tempo para grandes "criações", então decidi que uma vez na semana irei postar algumas dicas para ajudar nos looks dos nossos : Pequenos estilosos. 

segunda-feira, 28 de março de 2011

Banho de sol

O banho de sol é muito importante para a saúde do bebê , pois estimulará a produção do cálcio no organismo através da síntese de vitamina D presente no leite materno, e a consequencia ??? Ossos mais fortes!
 Deve se iniciar por volta do primeiro mês de vida, com frequência de pelo menos 3 vezes por semana, e duração de 15 a 20 minutos.
Não se esqueça de observar o horário: antes das 10 horas (eu prefiro antes das 9:00), e após ás 16:00horas.
Não use protetor solar (somente após 6 meses de vida).
Procure deixar o bebê com os bracinhos e perninhas expostos ,para melhor penetração dos raios solares.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Perfumes para bebês

Alguém aí achou que eu iria recomendar algum???
Nã,na,ni,na,não...rsrsrss
Geeente, "Bebê limpinho já tem cheiro bom!!!"
Perfume pode provocar irritação tanto na pele quanto respiratória, e ALERGIA.

terça-feira, 22 de março de 2011

Bebês podem usar andadores?


Dados britânicos mostram que o andador é o equipamento infantil que mais provoca acidentes e lesões, em especial devido a velocidade que ele pode atingir.
"Colocar um bebê no andador é como dar uma Ferrari a um adolescente: ou seja,o risco de acidente é alto!"
A maioria dos acidentes acontece quando a criança tromba em alguma coisa(um sapato ou um brinquedo),ou encontra um degrau. O pior é que uma das partes do corpo mais atingida é a cabeça,pode ter até um traumatismo craniano(Deus nos livre!!!).
E além disso o andador não contribui em nada para aprender a andar,na verdade pode até atrasar o processo .Para atingir os marcos do desenvolvimento a criança precisa passar pelas fases: rolar,sentar,engatinhar(alguns pulam essa) e brincar no chão.O grande problema de pular essas fases é que acarretará problemas de coordenação motora na criança futuramente.
E aí? Convencidos?
Espero que sim....


segunda-feira, 21 de março de 2011

Cds para os baixinhos

Tem dois CDs que fizeram parte da minha infancia (eram de vinil claro!),
                      as letras das músicas são  do Vinícius de Morais.

Quando meus sobrinhos estavam na faixa dos 2 a 3 anos dei para eles e foi um sucesso!!!

Lembrancinhas de maternidade

Há uma infinidade de lembrancinhas de nascimento, mas eu particularmente gosto daquelas que serão úteis tipo: caixinhas,kit de costura,lixeirinha de carro,marcador de livro,etc.
Na net encontramos tantas,que difícil será escolher um só modelo.

domingo, 20 de março de 2011

O ritual de cuidados com o bebê

Unhas
Corte, semanalmente, com uma tesoura de ponta arredondada(ou cortador de unhas apropriado). Segure o dedinho do bebê, empurre a polpa do dedo para baixo e corte a unha reta, sem deixar bicos. Se ele for agitado, você pode cortar as unhas enquanto dorme. Outra alternativa é usar uma lixa sobre a unha, de cima para baixo.

Boca
Para limpar a gengiva do bebê use uma dedeira. Deslize-a suavemente nas partes de cima, de baixo, no céu da boca e na língua, duas vezes ao dia.


Fraldas
Nas primeiras semanas, você vai fazer em torno de oito trocas por dia. Para limpar, use algodão umedecido em água morna, sempre no sentido dos genitais para o bumbum. Troque o algodão a cada passada, e não esqueça das dobrinhas da virilha e do bumbum. Depois, use a fralda de pano para secar toda a região.
Aí, sim, coloque a descartável.


 Roupinhas Devem ser lavadas separadamente das peças da família, sem amaciante ou outros produtos químicos. Use apenas sabão neutro e água fria.
Orelhas Limpar com uma fraldinha enrolada na ponta do dedo,somente as orelhas, NUNCA o ouvido!

sábado, 19 de março de 2011

CDs que recomendo...

          O do Mozart para bebês é maravilhoso, ouvia junto com meus sobrinhos....e adorava...
                          Acabei de descobrir, será minha próxima aquisição.

Música para os bebês...

   A musica  relaxa e ajuda no desenvolvimento intelectual.
 Há inclusive trabalhos que afirmam que bebês que ouvem música desde o útero podem ter um cérebro mais desenvolvido e até serem mais inteligentes...
Outra contribuição da música é para o desenvolvimento emocional,serão crianças mais felizes...
A música também estimula o desenvolvimento dos sentidos e da atenção.

quinta-feira, 17 de março de 2011

A primeira farmacinha

Itens necessários para a caixa de remédios:

- Gazes esterilizadas (tem em farmácias)
- Álcool 70
- Algodão (os  de bolinhas ou aqueles  quadrados são bem práticos)
- Tesourinha (as que vêm no estojo de higiene não resolvem muito)
- Termômetro
- Pomada de assadura

quarta-feira, 16 de março de 2011

Momento fashion


Inverno 2011 da Green:
                                    Em Muriaé tem Green na Zookids,passa lá!

Para brincar de ser princesa

  Que tal uma brincadeira com sua (ou suas )filhota hoje?
  Vista nela uma roupa de princesa e conte um lindo conto de fadas(vale usar um livro ilustrado),  acho que o da cinderela seria perfeito!
  Com isso,além de você ter momentos de prazer ,estará estimulando a imaginação e a concentração de sua pequena.
Ah,não se esqueça de cantar,dançar e fazer todos os sons para tornar a história bem divertida e mágica.... 

terça-feira, 15 de março de 2011

Cólicas

  Quando vejo um bebê com cólicas penso em 2 coisas para dizer aos pais:a pior-Não temos o que fazer! E a melhor: é que em 3 meses passa sozinha!
 Infelizmente esta é a verdade verdadeira gente(dura e crua),a cólica é uma velha conhecida dos pediatras há séculos,porém, sua origem e consequentemente seu tratamento é alvo de discórdias em congressos pelo mundo afora.E no final não fica nada provado.Portanto,infelizmente não darei nenhuma formula mágica pois ela não existe,minha proposta é mais realista, darei orientações que amenizam a situação:

 Contribuindo para amenizar os episódios
Um estudo científico, comparando mães em aleitamento natural, demonstrou que o esvaziamento total da mama pode contribuir para reduzir a frequência e a intensidade das crises de cólica. Neste estudo, um grupo de lactentes recebeu apenas o leite inicial e outro grupo recebeu leite inicial + leite final. Observou-se que os bebês que receberam apenas o leite inicial apresentaram cólicas com maior duração e intensidade que aqueles do outro grupo (leite inicial + leite final). Foi possível observar também menos episódios de dor nas mamas e de mastite entre as mães deste segundo grupo. Desta maneira foi possível observar que uma amamentação com a técnica correta pode contribuir profilaticamente para amenizar as cólicas, bem como evitar os problemas comuns às mães neste período inicial.


Quando a cólica começar...


1º - Manter a calma:
Sabemos que este passo é o mais difícil e o mais importante. Lembre-se que o seu bebê percebe suas emoções. Portanto, é necessário transmitir-lhe calma e segurança neste momento;

2º - Redirecione sua atenção:
Passear, amamentar, colocar uma música suave. Enfim, existem muitas maneiras de se mudar o foco perceptivo do bebê para algo que lhe seja prazeroso. Quando oferecemos ao bebê algo que lhe interessa, ele "esquece" a cólica. Este é um recurso não medicamentoso com ótima eficácia.


3º - Massagens:
As massagens e o aquecimento da barriguinha do bebê atravessaram as gerações e têm espaço garantido em nossas orientações. Afinal, quem não gostaria de uma boa massagem? Além disso, a massagem também auxilia a eliminação dos gases, que é um dos fatores da cólica.
                                

Quarto de menina

Quarto de menino

Quarto de bebê

      Confira algumas dicas que podem ser de bastante utilidade:

a-)A poltrona para amamentar é muito útil nos primeiros meses , preocupe-se em encontrar uma bem confortável afinal uma parte da noite você passará nela...
b-) Encostar a cama numa das paredes laterais, libera o meio do quarto ;
 c-)Paredes livres ou portas que recebem cestas de basquete e adesivos de amarelinha no piso estimulam o gosto por brincadeiras que exercitam.
d- ) Procure evitar a instalação de videogames e tvs, quanto menor a exposição visual, menos a criança lembra deles! Dificulte o acesso!
e-) Equipamentos de som são interessantes neste cômodo, pois a música pode servir para marcar a hora do banho, do sono, do passeio, isso é muito importante para as mães se comunicarem com os bebês, que assim ficam sabendo a próxima atividade que será executada.Obs.:teremos um post para comentarmos melhor sobre a importância da música. 
f-) Cores mais suaves que não agitam tanto as crianças, e são muito úteis na hora das brincadeiras tranquilas, que diminuem o ritmo antes de dormir. Dimers regulam a intensidade de luz, já que luminosidade é outro item importante.
g-) Espelhos estimulam o desenvolvimento, pois a criança observa sua
movimentação, a fala e gestos; use-os colados na parede para eliminar riscos de quebra.
h-)Evite tapetes, no caso de cortinas use as removíveis e laváveis, móveis sem quinas e piso revestido de vinil ou laminado para evitar poeira completam o conjunto e oferecem segurança.

Livros de cabeceira

Gostaria de indicar 2 livros que gosto muito para se ter na cabeceira , no caso de surgirem aquelas duvidas que insistem em nos perturbar,ou até mesmo para ter uma fonte de pesquisa "segura":

         Este é muito bom,ele é mais completo ,tem qualquer assunto e uma linguagem bem fácil para se entender.



 Este outro é delicioso de ler,pequeno e objetivo(com um esquema tipo pergunta e resposta) ,e no final tem umas receitas de sopinhas muito boas, acho um livro super legal até para presentear.

segunda-feira, 14 de março de 2011

O calendário de vacinas

Calendário de Vacinação da Criança
       Recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria


Ao nascer
BCG
Hepatite B (1ª dose )

1 mês
Hepatite B (  2ª dose )

2 meses
 Vacina tetravalente (DTP + Hib) 1ª dose Difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b

VOP (vacina oral contra pólio) 1ª dose Poliomielite (paralisia infantil)

VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano) 1ª dose Diarréia e desidratação causada por rotavírus

Antipneumocócica Conjugada Heptavalente - 1ª dose Meningite pneumocócica, pneumonia, sinusite

3 meses
Antimeningocócica C Conjugada - 1ª dose Meningite Meningocócica C

4 meses
Vacina tetravalente (DTP + Hib) 2ª dose Difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b

VOP (vacina oral contra pólio) 2ª dose Poliomielite (paralisia infantil)

VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano) 2ª dose Diarréia e desidratação causada por rotavírus

Antipneumocócica Conjugada Heptavalente  2ª dose Meningite pneumocócica, pneumonia, sinusite

5 meses
Antimeningocócica C Conjugada ( 2ª dose Meningite Meningocócica C

6 meses
Vacina tetravalente (DTP + Hib) -  3ª dose Difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b

VOP (vacina oral contra pólio) - 3ª dose Poliomielite (paralisia infantil)

Hepatite B - 3ª dose Hepatite B

Antipneumocócica Conjugada Heptavalente - 3ª dose Meningite pneumocócica, pneumonia, sinusite

Influenza -1ª dose Gripe

7 meses
 Influenza- 2ª dose Gripe

9 meses
 Febre amarela dose única

12 meses
 SRC (tríplice viral) dose única Sarampo, rubéola e caxumba

Hepatite A (*) 1ª dose Hepatite do tipo A

Varicela (*) 1ª dose Catapora

15 meses
VOP (vacina oral contra pólio) reforço Poliomielite (paralisia infantil)

DTP (tríplice bacteriana) 1º reforço Difteria, tétano e coqueluche

Antipneumocócica Conjugada Heptavalente  ( reforço Meningite pneumocócica, pneumonia, sinusite)

18 meses
 Hepatite A (*) 2ª dose Hepatite do tipo A



4 - 6 anos
DTP (tríplice bacteriana) 2º reforço Difteria, tétano e coqueluche

SRC (tríplice viral) reforço Sarampo, rubéola e caxumba



(*) Não disponível na rede pública

E falando de fraldas....

Já que o assunto do dia foi sobre fraldas achei melhor comentar a respeito, as que eu escuto mais elogios por parte das mães são as da Pampers(total confort) e a da Mônica(soft touch) , acho são as campeãs.

Chá de bebê : menina

Este aqui é a cara da minha amiga Carol (Mãe da Maria Luisa)....

Chá de bebê : menino

Organizando o chá de bebê

 Organização           
Normalmente, os preparativos são feitos pela mãe da grávida, amiga, cunhada ou até pela futura mamãe. Para ficar mais divertido, organize uma pequena comissão e distribua tarefas para cada uma: decoração, filmagem, convite e comida. Dessa forma, todas se sentem incluídas e a grávida ainda pode aproveitar a festa com tranqüilidade.
 Convidados
Peça para a futura mamãe fazer uma lista de convidados.
 Convite
Informações essenciais: o nome do bebê (e o sexo se já for conhecido), a data, o local, a hora que começa e a estimativa de quando termina e nome e telefone de quem está organizando. No chá-de-bebê, o ideal é deixar os convidados livres para escolher os presentes. Se preferir poderá pedir fraldas descartáveis ou livros de estórias infantis. Envie o convite com 15 dias de antecedênci
Local/Duração
Há quem prefira algo mais intimista como no jardim ou na sala de uma casa. Outros optam por salões de festas ou espaços sociais. O importante é que o local seja proporcional à lista de convidados. Para que a futura mamãe não se canse, o chá-de-bebê dura em média 3 horas.
 ComidinhasOs quitutes do chá-de-bebê variam entre mini-sanduíches, pratos salgados e doces. As bebidas são preferencialmente refrigerantes, sucos e chá. Mas não se esqueça de que os convidados podem beber bebidas alcoólicas…
 Brincadeiras
As brincadeiras são uma tradição do chá-de-bebê para divertir os convidados e a futura mamãe.  Mas tome o cuidado de escolher atividades interessantes e rápidas. Há também quem não goste de brincadeiras e prefira apenas um momento de relaxamento e umas horas de gargalhadas e patê papo,fique á vontade para o que você preferir.
 Lembrancinhas
Se é obrigatório? Obrigatório não é, mas é extremamente delicado! É uma forma de retribuir a presença e o carinho de todos.
E para idéias de decoração, estaremos dando sempre algumas dicas!

Chà de bebê

O chá de bebê é um momento de unir o útil ao agradável no final de uma gravidez. É a oportunidade para a futura mamãe reunir as amigas em uma festa descontraída e ainda compartilhar a felicidade do momento único pelo qual ela está passando. E organização é a chave para o sucesso de um chá divertido. Mas por onde começar?

domingo, 13 de março de 2011

E a mala da mamãe...

Para a mamãe

  - 3 camisolas
  - 1 robe
  - 6 calcinhas
  - 3 soutiens próprios para amamentação
  - 2 pacotes de absorvente tamanho grande
  - artigos de higiene: escova de dentes, sabonete, desodorante, maquiagem, xampu e pasta de dente.
  - 1 par de chinelo (ou outro calçado confortável)
  - 1 roupa para sair da maternidade
  - máquina fotográfica e/ou filmadora                  

A mala da maternidade



 Lista de enxoval para a Maternidade

                                                        - macacão (4)
                                                        - body (4)
                                                        - calça comprida (4)
                                                        - 2 mantas
                                                        - 2 pacotes de fralda descartável (RN)
                                                        - 1 pomada para assaduras
                                                        - 4 fraldas de tecido
                                                        - 8 fraldinhas de boca
                                                        - Toalha de banho (1)
                                                        - Toalha fralda (2)
                                                        - 4 pares de meia
                                                        - 2 luvas de malha
                                                        - 1 roupa para sair da maternidade
                                                        - Lembrancinhas (2 dúzias)
                                                        - Enfeite para a porta
                                                        - Caderno de visitas

Outro estojo

Estojo de higiene

Você pode comprar os itens separados mas encontra uns estojos em farmácias ou pela net que são muito bons.Para quem for para os EUA nas CVS , Wallgrens e lojas especializadas em babys tem os estojos da safety que são muito bons.
Gostei deste porque vem com luvinhas para usar nos primeiros dias, geralmente ainda está difícil para cortar as unhas porque estão muito coladinhas na pele e o bêbe fica arranhando o rosto daí é bom colocar um luvinha de MALHA (nunca de lã!!!).

Uma grande idéia...

                                  Olha que perfeita idéia para presentear um bebê : 
                             

Sabonete

Na minha opinião o melhor sabonete para ser usado pelo menos nos primeiros meses é o de glicerina da Granado,  não é cheiroso concordo, este é o motivo que gosto tanto dele não tem cheiro e cor portanto o risco de alergia é mínimo,depois de um certo tempo,quando os pais não tem nenhum tipo de alergia (o que é bem difícil nos dias atuais) e a criança não apresenta grandes indícios de ser alérgicas vamos incluindo um sabonetinho aqui,um outro cheirinho ali,etc e tal.

Comentando a lista....

O primeiro comentário será sobre a parte da troca e banho, indicarei produtinhos que gosto e aprovo.
Vou começar pelos cremes de assadura, os que eu relacionei são todos preventivos ,se a assadura persistir em surgir a coisa muda um pouco e o pediatra deverá entrar em ação.
Meus preferidos: dermodex prevent e cetrilan.

sábado, 12 de março de 2011

Lista básica de enxoval para o bebê

Esta lista é bem básica ,como sei que ninguém conseguirá ficar só nela porque a empolgação é muita e coisas lindas de bebê não faltam servirá para as mães como referência.

Lista de enxoval
Abaixo você tem a nossa sugestão de compras para enxoval, quarto, banho, etc. Observe que é só uma sugestão.
Toda roupa deve ser de algodão, de preferência, devendo ser lavadas sem exceção, com sabão neutro ou sabão de coco, não colocar nada no  enxágüe para deixar com cheirinho, pois seu bebê pode ser alérgico e você ainda não sabe.
Enxoval
- 5 conjuntos de camisinhas pagão (composto por uma camiseta,a blusinha de cima aberta e a calça) de malha
- 5 macacões com mangas

- 5 macacões sem mangas
- 5 macacões de sol (caso seu bebê vá nascer no verão)
- 4 camisetas
- 2 conjuntos de linha (macacão, casaco, toca, sapatinhos...)
- 2 casaquinhos
- 6 pares de meias

- 4 pares de luva de malha (mesmo no verão protege para o bebê não arranhar o rosto com a própria unha)
- 6 babadores
- 4 calças avulsas de malha
- 6 bodys manga curta
- 6 bodys manga longa
- 6 sapatinhos
- 4 viras de mantas ( tecido de algodão)
- 2 mantas de lã (ou linha)
- 2 mantas de algodão
- 1 cobertor
- 4 jogos de lençóis e fronhas
- 2 colchas
- 1 jogo de protetor de berço
- 1 travesseiro anti-sufocante
- 3 toalhas felpudas
- 3 toalhas fraldas
- 1 dúzia de fraldas de pano (caso você opte por usar as descartáveis, estas servirão de apoio à troca de fraldas, às mamadas e alimentação, etc.)
- 8 pacotes de fraldas descartáveis tamanho pequeno
- 8 pacotes de fraldas descartáveis tamanho médio

Troca e banho
- 1 creme para prevenção de assaduras
- 1 fita adesiva
- 1 caixa de cotonetes
- 1 escova de cabelo
- 1 pente
- 1 tesourinha romba
- 1 vidro de álcool 70%
- 2 pacotes de algodão
-  lenços umedecidos, ou melhor ainda, tenha uma garrafa térmica com água morna para higiene do bebê
- sabonete neutro
- 1 shampoo


 

- 1 termômetro
- 1 lixeira com pedal
- 1 porta roupas sujas
- 1 trocador
- 1 cesta para colocar as miudezas de troca
- 1 banheira (observando que deve ser de fácil limpeza sem reentrâncias que possam acumular sujeiras)
Quarto
- 1 abajur
- 1 berço com cuidado de medir o espaço entre as grades, que não deve ultrapassar 6 cm
- 1 cômoda dando preferência a uma que já possa funcionar como trocador
- 1 mosquiteiro
- Kit para o berço (2 protetores laterais, 1 protetor para a cabeceira, 1 rolo para o pé, a colcha e a saia do berço)
-3 fronhas avulsas
- 4 jogos de lençol para berço
-1 rolinho de dormir
- 1  protetor de colchão (plástico para evitar que o xixi vaze)
Passeios
- 1 carrinho
- 1 bebê conforto
- 2 bolsas (1 pequena e 1 grande com trocador)
- 3 jogos de lençol para o bebê conforto
- 1 travesseiro para o carrinho
Alimentação
- 1 panela esmaltada
- 1 jogo de prato
- 1 jogo de talheres para bebê
- 2 chupetas
- 2 porta chupetas
-1 prendedor de chupeta
- 1 mamadeira pequena

- 2 mamadeiras médias
- 3 mamadeiras grandes
- 1 escova para mamadeira
- 1 conjunto de coador e funil
- 1 garrafa térmica
-1 termômetro

Para a Mamãe
- 30 absorventes para seios
- 2 protetores  para os seios
- 1 almofada de amamentação
-1 tira leite ( manual ou elétrico)

Os 10 mandamentos da maternidade

Para a próxima mãe da familia  : FAFÁ

                                  Saiu na revista crescer:

   1-Renunciarás a uma casa limpa
   2-Possivelmente, nunca mais terás uma conversa sem ser interrompida
   3-Aprenderás a fazer compras as pressas
   4-Não cobiçaras a vida social das próximas
   5-Agora deverás realmente honrar tua mãe e teu pai
   6-Não terás todas as respostas
   7-Nunca mais precisarás de um relógio com alarme
   8-Deverás fazer 5 tentativas frustradas até sair de casa
   9-Perguntarás a ti mesmo o que fazia com seu tempo
   10-Saberás que isso tudo vale a pena!!!!
                          

A razão deste blog...

Ou seria melhor o titulo ser: as razões deste blog...afinal são 3 as razões que tenho e uma que já está a caminho... outras  foram surgindo e aos poucos aparecerão por aqui...
                                                          
                                                       Cândido Portinari me emprestou a obra....

O primeiro post...

Crie filhos em vez de herdeiros.
Dinheiro só chama dinheiro, não chama para um cineminha, nem para tomar um sorvete.
Não deixe que o trabalho sobre sua mesa tampe a vista da janela.
Não é justo fazer declarações anuais ao Fisco e nenhuma para quem você ama.
Para cada almoço de negócios, faça um jantar à luz de velas.
Por que as semanas demoram tanto e os anos passam tão rapidinho?
Quantas reuniões foram mesmo esta semana? Reúna os amigos.
Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Mas não se esqueça, vírgulas significam pausas...
...e quem sabe assim você seja promovido a melhor (amigo / pai / mãe / filho / filha / namorada / namorado / marido / esposa / irmão / irmã... etc.) do mundo!
Você pode dar uma festa legal sem dinheiro. Mas não sem amigos.