terça-feira, 31 de maio de 2011

Decoração de quarto infantil

Com um quarto desses muita criança não vai querer saber de brincar lá fora...




E aí qual será que seu filho(a) vai escolher????

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Estratégias para lidar com as birras

Existem ESTRATÉGIAS CONSTRUTIVAS DE EDUCAÇÃO que proporcionam o desenvolvimento de uma relação aberta e saudável. As recompensas, os elogios e os incentivos são alguns exemplos, ao mesmo tempo que a punição moderada e as consequências são soluções para que a criança cresça com um sentido de responsabilidade e de competência.
  • Clarificar fronteiras: definir bem os papéis e as tarefas de cada um, deixando claro à criança que não lhe cabe tomar decisões e dizer aos pais o que fazer.
  • Definir regras: é importante definir regras de acordo com os valores da família (normas e valores sociais) adaptando-as à personalidade da criança. Algumas regras podem ser mais flexíveis, outras não, como cumprir os horários das refeições e da hora de deitar.
  • Acabar com as palmadas: a criança observa e reproduz o que vê, validando o seu comportamento conforme a tolerância do adulto, ao serem agressivos os pais constituem-se como modelo de agressividade que legitima o uso da força para conseguirem o que desejam, ao mesmo tempo que não ensinam a criança a lidar com a emoção e a controlar-se. Existem outras formas mais eficazes para os pais demonstrarem o seu desagrado, como por exemplo, deixar claro à criança que os comportamentos não desejados têm consequências, como a proibição de ver um desenho animado, dos jogos de computador, da sobremesa, entre outras coisas. É importante que não seja retirado tudo de uma vez, mas sim que cada punição implique o não acesso a uma regalia durante um tempo estabelecido pelos pais (nunca mais de um dia), sendo dada a oportunidade à criança de voltar a receber o que lhe foi retirado após o cumprimento do tempo da punição.
  • Realçar qualidades: apesar do comportamento da criança é essencial não esquecer as suas qualidades, usando-as como formas de vencer a impulsividade, fazendo com que as suas experiências de sucesso, gerando um sentimento de competência que a motive a continuar e aumente a sua auto estima.
  • Antecipar a presença dos problemas: os pais devem começar por compreender como e onde os comportamentos inadequados aparecem e o que os mantém presentes. Também é importante identificar os fatores que os desencadeiam, como os pais atuam e como a criança reage e, posteriormente, como lidam com a reação da criança. Ao identificar estes aspectos os pais podem alterar aquilo que não está a funcionar bem. Naturalmente, isso não acontece de um dia para o outro, sendo melhor que os pais comecem por pensar em alternativas para as situações mais prováveis de acontecer, combinando com a criança como vão agir e quais as consequências do seu comportamento.
  • Não à “mimalhice”: a “mimalhice” exige a satisfação de todas as vontades da criança, sob a máscara da troca de afeto. Há que esclarecer que amar não significa fazer todas as vontades, os pais não devem ter receio de demonstrar à criança que não pode fazer tudo o que quer, que é necessário respeitar as outras pessoas.
  • Conquistar a obediência: ninguém nasce obediente ou desobediente, mas aprende a sê-lo em função dos estímulos que o meio oferece e de como as pessoas reagem perante o seu comportamento. Os pais devem ser firmes e consistentes nas suas atitudes, para que a criança os respeite e obedeça ao que dizem.
  • Não é NÃO: a criança deve compreender que quando os pais lhe dizem que não, ela deve respeitar. Para tal, os pais tem de ser firmes e não ceder perante a birra da criança, só assim ela poderá entender que não é não.
  • Ajudar a criança a obedecer: é essencial que os pais se certifiquem que a criança está atenta ao que lhe dizem, certificando-se que ela ouve e compreende o que lhe dizem, para que possa obedecer. Desta forma, é importante retirar os estímulos externos quando fala com a criança (ex. apagar a televisão, olhar nos olhos da criança), e adequar a linguagem à criança. A maneira mais fácil de ajudar a criança a perceber o tempo é através da sua brincadeira: “dás mais duas voltas no triciclo e depois vamos tomar banho”, caso ela não cumpra, o progenitor, deve ir buscá-la e, olhando-a nos olhos, dizer que acabou a brincadeira porque é hora do banho, para assim, evitar os gritos e os desentendimentos.
Existe também um conjunto de ATITUDES QUE OS PAIS DEVEM EVITAR tomar, pois reforçam os problemas de comportamento:
  • Longos sermões: quando consideram que o comportamento da criança exige uma chamada de atenção, os pais devem fazê-la de forma breve e firme, para evitar que a criança se distraia.
  • Ameaças e mais ameaças: quando a criança não obedece aos pais é preferível ter uma atitude calma e refletida, se for necessário, esperar um momento para parar e pensar antes de fazer alguma ameaça irrefletida que depois não se concretize. Desta forma, será mais fácil à criança acreditar que quando os pais dizem alguma coisa estão falando a sério.
  • A desautorização entre os pais: por vezes os progenitores não estão de acordo na definição das regras, no entanto, para que tal não se transforme num problema, é necessário identificar as situações que causam mais desentendimentos, para que possam agir em conformidade. Deste modo, quando um castiga ou elogia o outro não deve criticar, pelo menos na presença da criança. Desta forma, fica claro à criança que o que um dos pais decide é para ser cumprido. Caso os pais não estejam de acordo, devem discutir alternativas em conjunto, quando estiverem a sós e nunca na presença da criança.
  • Gritar: a única vantagem é de aliviar a tensão, no entanto, as desvantagens são maiores: mostra descontrolo e convida a fazer o mesmo: vence quem fala mais ALTO!
  • A inconsistência: os pais devem ser firmes e consistentes, usando sempre a mesma estratégia em situações semelhantes, sem esquecer que a não consistência nas regras é um convite para o fracasso e permite que a criança obtenha aquilo que deseja mesmo quando não obedece.
  • Ceder à birra: a reação do adulto ao lidar com a birra é muito importante e pode pôr fim à mesma ou dar-lhe mais forças, mantendo a sua presença. Dependendo das situações, o melhor é ignorar a birra e sair de perto da criança. Se a birra acontece em casa, deixar a criança chorar num lugar seguro até acalmar-se pode ajudar. Quando perceberem que a criança está mais calma aos pais podem apenas perguntar se a birra já foi embora e continuar a atividade que estavam fazendo, sem sermões. Quando a situação exigir, ou seja, caso a birra apresente contornos de agressão, pode ser aplicada uma punição, como por exemplo, não obter o objeto que motivou a birra. Isso permite à criança controlar-se melhor, prevendo as consequências dos seus comportamentos no futuro. Caso a birra apareça num local público, a criança deve ser retirada do centro do palco. A assistência das outras pessoas é tudo o que a birra precisa para ficar mais forte. Recorrer a ameaças e tentar assustar a criança não ajuda nada e apenas contribui para aumentar a tensão. Da mesma forma que, em casa, os pais também não devem ceder nem dialogar com a birra, quando todos estiverem mais calmos pode ser dada uma breve explicação à criança de que os pais não gostaram daquele comportamento e que sempre que se repetir será punido. Fundamental é o cumprimento do que for dito à criança para que ela saiba com o que contar.
          Não desista!!!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dica de leitura

                                  Informações sobre o produto:

"Nossa esperança é sermos capazes de criar ótimos filhos e de nos sentirmos felizes enquanto fazemos isso, o que exige falar sobre o lado bom e o lado ruim da maternidade. Se formos sinceras, talvez nos livremos da idéia de que podemos e devemos fazer tudo. E, se conseguirmos deixar essa fixação de lado, talvez sejamos capazes controlar nossas expectativas insanas."

Pode ser que o título deste livro faça você rir e dizer sem titubear: "É verdade!" Afinal, ele resume a sensação que muitas mães experimentam de vez em quando: a maternidade é um "pouquinho" mais complicada do que elas imaginavam.

Munidas de uma grande dose de bom humor, as autoras levantam uma série de questões que assolam as mães modernas, em sua maioria desesperadas para cumprir suas 1.001 funções com perfeição. Será que esses conflitos também infernizam sua vida?

- Você vive se perguntando se é mesmo uma "boa mãe"?
- Cultiva centenas de expectativas em relação à maternidade, quase todas insanas?
- Tem sempre a sensação de que fez a escolha errada em relação a seus filhos?
- Sente-se massacrada pela culpa?
- Compara-se com outras mães e nunca tem dúvida de que é pior do que elas?
- Passa o dia mergulhada em mil tarefas e jamais tem tempo para si mesma?
- Não sabe onde foi parar sua libido?

Caso suas respostas sejam positivas, relaxe. As mais de 100 mães entrevistadas pelas autoras também se vêem às voltas com esses problemas. O mais importante, porém, é que este livro lhe mostrará que é possível lidar de modo sensato e equilibrado com cada um deles e aprender a amar a maternidade tanto quanto você ama seus filhos.

Aqui estão reunidos depoimentos significativos, soluções fornecidas pelas entrevistadas, dicas das autoras, "segredinhos inconfessáveis" e até o ponto de vista de alguns homens. Tudo isso servirá como apoio para ajudá-la a reescrever suas próprias "regras" da maternidade e ter uma convivência mais harmoniosa e feliz com seus filhos

domingo, 22 de maio de 2011

Gripe ou Resfriado?

Estamos na pior época do ano para os pequenos...além das bronquites,rinites e todas as "ites" que adoram os meses de frio e seca, temos também as gripes e os resfriados que também "amam" os meses a seguir...
Mas, e aí ? Qual a diferença entre os dois (gripe e resfriado) tem gente que pensa que é tudo igual,mas é engano, a começar que o resfriado causa bem menos "estrago" do que a gripe ,vamos lá:

RESFRIADO-o inicio é gradual(começa devagar) , da uma coriza nasal transparente tipo água, uma dorzinha de garganta leve(o suficiente para uma queda no apetite),quase não dá febre quando dá é baixa ,cursa com espirros e congestão nasal, e poucos riscos de complicações .

GRIPE - início mais abrupto ("Meu filho foi dormir bem e acordou desse jeito!" ,é a frase mais ouvida.),dor no corpo todo, queda do estado geral,febre acima de 38,5 C ,maior risco de complicações (de otites até pneumonia), a criança quase não aceita alimentação,coriza nasal grossa e amarelada, muita tosse.

Nos dois casos os vírus são os responsáveis pelo quadro, porém as complicações da gripe podem surgir por ação de bactérias "oportunistas" e aí a coisa muda um pouquinho...Fique atenta e em caso de dúvidas  procure um pediatra ,e pelo amor de Deus nunca o balconista da sua farmácia!!!! (Vocês não sabem como isto é comum de vermos por aí...)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Galerinha...

                                          Isadorah e Bernardo,cheios de estilo...

terça-feira, 17 de maio de 2011

Dez coisas para você ensinar ao seu bebê

1. Que ele pode contar sempre com você
Cada vez que você responde ao choro do seu bebê por comida, atenção ou troca de fraldas, ele aprende que tem alguma importância na sua vida e que pode contar com a sua ajuda.

2. Que ele pode contar consigo mesmo
Em vez de entrar no quarto cada vez que ouvir um barulhinho, experimente esperar alguns segundos pra ver se ele volta a ficar em silêncio. Uma hora, o bebê vai achar uma posição confortável e pegar no sono sozinho. Sem ter que levantar da cama, você ensinou ao seu filho que ele pode se virar de vez em quando. E você também aprendeu algo: que às vezes, ser uma boa mãe significa fazer menos pelo seu bebê, não mais.

3. Que ele pode se equilibrar
Carregar seu filho nos braços ou no sling estimula o desenvolvimento do equilíbrio do corpo dele. Quando já souber sentar, passeie com o carrinho sobre lugares com superfícies diferentes, como o piso de cascalho, uma calçada lisinha ou um gramado. Isso vai desenvolver o equilíbrio e fortalecer os músculos que o mantêm sentado.

4. Que ele pode se movimentar
Quando seu bebê finalmente levou os pezinhos à boca, pegou uma bolacha no pote ou deu seus primeiros passinhos, você com certeza sorriu e aplaudiu, mostrando que ele tem um motivo para se orgulhar. Ser reconhecido é essencial no aprendizado da criança, e não existe nenhum segredo para seu fazer seu filho desenvolver as habilidades motoras. Tirar os obstáculos do chão já é quase o suficiente. O que mais falta? Comemorar!

5. Que ele pode aprender como funcionam as palavras 
Ler o jornal em voz alta, conversar com o bebê como se fosse gente grande, contar pra ele como foi seu dia e até cantar são atitudes que ajudam no desenvolvimento verbal do seu filho, conforme ele percebe o tom de voz e ritmo em que você fala. Palavras curtas e assuntos infantis são agradáveis, mas não necessários.

6. Que cada um tem sua vez
Sabe brincadeira de esconder? Primeiro você esconde o rosto, depois é a vez do seu bebê. Quando você e seu filho se revezam nas brincadeiras e atividades do dia-a-dia, você está ensinando a ele a importância de dividir, sociabilizar e cooperar com os outros.

7. Que é saudável fazer bagunça
Enquanto estiver cozinhando, experimente deixar seu bebê brincar com uma tigela de plástico e uma colher. Ele vai fazer um montão de descobertas: “Será que a colher vai caber na tigela?” “Com que força eu preciso bater a colher até fazer barulho?” “Quanto barulho eu posso fazer até a mamãe se irritar?”

8. Que você entende o que ele está sentindo
Você fez cócegas nos pezinhos do seu filho e ele deu risada. Mas depois de um tempo, ele ficou irritado, e você logo parou. Nesse momento, você o ensinou que sabe ler e respeitar seus sentimentos. Como o bebê não sabe falar, ele depende de como você interpreta os gestos e expressões faciais. Com um pouco de dedicação você entende o que ele quer dizer, e ele ao mesmo tempo, se esforça para se comunicar.

9. Que ele tem um mundo inteiro para explorar
Hoje você levou seu filho para a lavanderia, o parque e o banco. Pode ter sido um dia qualquer pra você, mas para os bebês, cada dia é uma aventura. Eles ainda não têm memória de longo prazo, então toda vez que vão ao parque, é quase como se estivessem indo pela primeira vez.

10. Que a vida tem uma rotina
Você trocou a fralda do bebê, deu almoço, colocou ele no carro e levou a irmã mais velha à escola, e mais tarde, quando estava escurecendo, começou a fazer o jantar. Fazendo as atividades casuais, você ensinou ao seu bebê que o mundo dele é consistente, previsível e estável. Percebendo essa rotina, ele vai tentar adivinhar o que vai acontecer em seguida e esperar ansioso pela próxima atividade.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Galerinha...

                                        Um "bye bye" do Pedro Paes para todos...

domingo, 15 de maio de 2011

Brincadeiras com as crianças

            Cuidar das plantas

      Desenvolver o hábito de cuidar do jardim (tirar o matinho que cresce na grama, plantar uma mudinha) pode ser bastante estimulante para os pequenos. Mexer com a terra e regar as plantas é uma forma educativa e prazerosa para pais e filhos passarem o tempo juntos.
  Se você mora em apartamento, a atividade pode ser feita com plantas que ficam em vasos pequenos. Coloque-as uma por vez em cima de um pano seco no chão. Dê uma tesourinha (essas sem ponta) para seu filho e um regador. Oriente-o a cortar as folhas secas e a pôr água na planta. Depois, dê a ele um borrifador para deixar as folhas cheias de gotinhas. Ele vai amar!


sábado, 14 de maio de 2011

Fotolivro

Você já ouviu falar nos fotolivros? São livros de alta qualidade gráfica feitos com suas fotos ou com fotos profissionais ...O fotolivro é versátil, moderno,  ideal para registrar momentos especiais como nascimento, batizado, aniversários, etc...


Na Revele photos de Muriaé você pode fazer o seu fotolivro com a ajuda de profissionais especializados, em estúdios lindíssimos , com data e horários marcados...o telefone é:(32) 3722-6222.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Festival de gente linda!!!



                                     Amo ser TIA !
                 Porque só uma TIA pode dar abraços como uma MÃE,
                          Guardar segredos como uma IRMÃ,
                           Aconselhar como uma AMIGA
                             Permitir como uma AVÓ.


José Miguel,Arthur e Enzo.


Mãe é ansiosa, sim. E daí?

          Diz para min que não é esta a sua vontade???

Acho que é absolutamente compreensível e aceitável a ansiedade materna. Sugiro a você, mãe, que não se julgue ou se culpe. Apenas aceite que, por amar tanto seu filho, a ansiedade tomará conta de você em algum momento. Lide com ela e aprenda a controlá-la. Não esqueça que a criança tem uma sensibilidade muito grande. Um ambiente sereno e tranquilizador fará com que tenha um desenvolvimento melhor, tanto no aspecto físico quanto emocional.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dez Passos da Alimentação Saudável

                                           
  1. Leite materno exclusivamente até os seis meses de idade, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos.
  2. A partir dos seis meses, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade.
  3. A partir dos 6 meses das alimentos complementares: 3 vezes ao dia se a criança recebe leite materno e 5 vezes ao dia se a criança estiver com leite artificial.
  4. Alimentação complementar: oferecida se rigidez de horário, respeitando sempre a vontade da criança.
  5. A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e ser oferecida de colher. Inicialmente pastosa (papas e purês) e aumentando a consistência (alimentação da família).
  6. Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia “Uma alimentação variada é uma alimentação colorida”.
  7. Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.
  8. Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Sal com moderação.
  9. Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu armazenamento e conservação adequados.
10.              Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual lê seus alimentos preferidos, respeitando sua aceitação.
                                                    Fonte:   Ministério da Saúde/OPAS


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dicas para a hora do sono

  


10 modos de fazer seu filho dormir tranquilo (e você também)

                                                                                      *Publicado pela revista crescer


1. Estabeleça uma rotina e a repita sempre. Isso cria um ritual que prepara o bebê para o sono.
2. No sono da tarde, deixe entrar luz pela janela. Ele precisa perceber os horários do dia. Aos poucos vai entender que quando escurece é hora de dormir.
3. Banho costuma acalmar a criança e embalar o sono. Faça um teste com seu filho. Se funcionar, mude a rotina da casa.
4. Mesmo que seu filho seja pequeno, coloque um pijama nele. A roupa ajuda a marcar a hora de ir para a cama.
5. Quanto mais perto do horário do sono, mais tranqüila deve ser a brincadeira da criança. E a movimentação da casa.
6. Coloque uma tomada de luz azul no quarto. A cor acalma a criança. Música suave também ajuda.
7. Leia um livro para ele. Mesmo que seja bem pequeno e não entenda a história. O que vale é o som e a melodia de sua voz.
8. Deixe-o dormir sozinho. Coloque-o no berço e fique por perto. Se a criança chorar, acalme-a com a sua voz. Com o tempo, diminua o tempo de permanência no quarto.
9. Não levante da cama a cada resmungo que ouvir na babá eletrônica. Deixe ele voltar a dormir sozinho, ou vai aprender que, sempre que chorar, terá sua atenção.
10. Se ele aparecer no seu quarto durante a noite, abra um espacinho... Todo dia não pode, claro, mas de vez em quando é uma delícia!
               

terça-feira, 3 de maio de 2011

Temas para festa de 1 ano

Temas para festa não faltam ,mas acho que  no primeiro e no segundo aniversário como a criança ainda não apita (fala) o melhor é você escolher um tema dos "seus" sonhos, porque daí em diante quem escolhe é o aniversariante e o que acontece é que as vezes(quase sempre) eles escolhem temas que nós jamais escolheríamos!...
Então vamos lá:
  
     Disney- É uma festa  clássica, para vocês terem uma idéia foi o tema da minha festa de 1 ano (e isso faz tempo....rsrsrs),mas é uma festa linda que pode ser tanto para meninos quanto para meninas, fica super colorida, mexe com a magia da infancia,enfim,é minha preferida!



  Circo   - Esta é outra que adoro, também pode ser feita para os dois sexos, é uma festa coloridíssima,e boas idéias de decoração e lembrancinhas não irão faltar.



O Primeiro Aniversário

Recebi um email esta semana pedindo algumas dicas e então rumei para montar um post, fiz um tour que iniciou em sites de buffets e passou por vários blogs, descobri vários, muitos deles lindos e interessantes...
Bom, mas achei dicas incríveis:

                                   1- Quanto a organização:


4 meses antes

• Escolha o dia da comemoração.
• Faça a lista de convidados. Assim, você terá uma ideia do tamanho da festa.
• Decida se você vai organizar tudo sozinha, com ajuda de terceiros ou em um bufê. Lembre-se que as duas últimas opções exigem antecedência na reserva.  
• Se você optou por bufê ou serviços terceirizados, terá de pensar no tema e na comida. Não se esqueça de registrar tudo no contrato para não ter problemas futuros.
• Se você for organizar a festa ou terceirizou apenas uma parte, siga os próximos passos.

3 meses antes
• Escolha o tema. Faça listas com o que você precisa comprar e o que vai encomendar. Primeiro, pense no básico que toda a festa tem (convite, bolo, recreação, lembrancinha...). Depois, fica mais fácil criar outros itens inusitados.
• Se a festa for em um espaço alugado, como o salão do prédio, é bom checar se a data está livre e reservar o horário.

8 semanas antes

• Finalize a lista de convidados. Lembre-se que crianças até 4 anos, no geral, vão acompanhadas dos pais (ou pelo menos um deles). Leve em conta também os irmãos.
• Comece a fazer os convites ou encomende-os.
6 semanas antes

• Se você ainda não decidiu as atividades da festa, chegou a hora. Você pode contratar uma empresa de recreação, um grupo de teatro, alugar brinquedos ou “escalar” os parentes mais criativos. Nesse caso, veja o que precisa comprar ou alugar (lápis de cor, fantoche, piscina de bolinha etc.).
• Também é o momento de escolher as lembrancinhas e comprar material para fazê-las. Ou começar a pesquisar lojas e sites onde você encontra tudo pronto

             Obs.: Este bolo "Mara" é feito pela Poliana Simão,uma artista, vocês não acham?!!