segunda-feira, 27 de junho de 2011

A hora de tirar a chupeta

Prepare-se para iniciar uma batalha, e lembre-se para o bem de seu filho você PRECISA ser o vencedor!!!

A idade : se a retirada se iniciar no segundo ano de vida, a probabilidade de alterações físicas será muito pequena. Portanto essa atitude deve ser estimulada. Crianças que persistem com o hábito de sucção além dos 4 anos de idade ficam bem mais sujeitas a deformidades dentárias e de palato. 

Algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

1. TENTE AOS POUCOS Reduza o tempo que ele fica com o acessório, espaçando os intervalos. Retire inicialmente no período do dia para depois retirar a noite.É uma forma de ele começar a se desacostumar.

2. FORA PRENDEDOR Se costuma usar a chupeta presa na roupa, tire o prendedor já!

3. FAÇA UMA TROCA
Substitua a chupeta por algo de que ele goste ou pelo qual se interesse . Os psicólogos são meio contra mas nunca vi da errado,ahahaha.

4. MARQUE O DIA
Combine um dia oficial para tirar a chupeta de vez. E não volte atrás. Senão ele vai entender que, sempre que quiser, você vai devolvê-la.
Outra coisa muito importante no dia marcado deixe que a própria criança se desfaça da chupeta caso contrário ela poderá se sentir traída.



Ideias para decoração

Gente, olha que ideia genial !!! Você desenha a mão de seu filhote numa folha de papel bacana, recorta, cola numa folha branca  e manda colocar moldura, e não se esqueça de anotar o dia  o ano e o nome do filho (claro).
 Imagina só daqui há uns 20 anos você olhando para aquele tico de papel....chora não tá!


domingo, 26 de junho de 2011

Férias de julho

As férias de julho estão chegando e acho Buenos Aires um grande passeio para fazer com as crianças porque além de se divertir, elas terão oportunidade de conhecer uma nova lingua, nova cultura, e brincando elas vão estar acumulando conhecimentos...Vi numa livraria este livro e achei super interessante, para quem estiver pensando em ir vale a pena comprar...
  O livro traz dicas de passeios, escapadas, lugares para comer, comprar e se hospedar em Buenos Aires com as crianças, e mais um recheio de curiosidades. Tudo organizado num livro de bolso para você levar várias dicas na viagem. Grandes e pequenos também vão adorar as ilustrações maravilhosas de Eve Ferretti. Olhando a capa dá para ter uma ideia da beleza que te espera do lado de dentro!

Galerinha

Esta princesa é a Júlia, fofa e cheia de charme....


quinta-feira, 23 de junho de 2011

Dicas para viajar com os pequenos

Patricia Papp é uma mãe que adora viajar e leva seus filhos para cima e para baixo. De forma a incentivar outras mães a fazerem o mesmo, resolveu escrever um livro para desmistificar uma série de coisas que envolvem as viagens com os pequenos.

O livro é um manual prático que ajuda a organizar a rotina dos adultos e das crianças nos mais diferentes tipos de viagem. As dicas vão desde o planejamento da viagem e na escolha dos destinos (pensando naquilo que seria mais adequado para cada idade), passando por dicas sobre o que colocar na mala, kit-básico de sobrevivência longe de casa, informações sobre atendimento especial em voos, reservas de hotéis, farmácia básica, atividades para fazer dentro do avião, entre outros.

Blog para crianças

Genteee achei um blog infantil FOFO, é o blog do sitio ,um blog brasileiro, criado pela editora globo e com jogos e brincadeiras inspirados na obra de Monteiro Lobato. Clica lá e mostra para a meninada, afinal temos que ensiná-los a usar a internet para o "bem", caso contrario, ela se torna uma arma perigosa...


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Obessidade infantil

A obessidade infantil vem se tornando um problema cada vez mais frequente em nosso meio,
segundo os especialistas do tema, as mudanças alimentares e as novas formas de vida são as principais desencadeantes do aumento da obesidade. Ou seja, os critérios alimentares e a correria cotidiana dos pais são alguns dos fatores que contribuem para que as crianças apresentem sobrepeso.
Muitos pais que têm que dividir-se em muitas tarefas, no trabalho e em casa, é mais fácil para eles oferecerem uma comida mais rápida aos seus filhos. Começam com os bolos industrializados, os nuggets, e terminam com balinhas e coisinhas do estilo. E isso dia após dia, acabando por converter-se num hábito e em um mal costume de consumir toda uma parafernália de comidas atrativas pelo seu aspecto, mas não contêm os nutrientes nem as vitaminas necessárias para que as crianças cresçam fortes e saudáveis.
Os pais, do mesmo modo que muitos avós, também pecam com a preocupação exagerada pela quantidade de comida que consomem as crianças. Oferecem-lhes uns menus sem considerar os controles quanto a gorduras, açúcares e outros componentes que só engordam.  Existem mais informações sobre o tema, mas os hábitos seguem mudando para pior. O ideal, segundo especialistas, é que uma criança consuma umas duas mil calorias diárias, e que metade delas, seja coberta pelos hidratos de carbono, um terço pelas gorduras e o resto proteínas. Mas, em lugar de comer pão, arroz ou legumes, as crianças estão comendo doces, refrescos e guloseimas.

Sedentarismo infantil

Além do consumo de alimentos com alto conteúdo de gorduras e açúcares, o sedentarismo de muitas crianças as fazem mais obesas. Praticar uma atividade física é essencial para seu crescimento e sua saúde. O estilo de vida que levam as crianças também mudaram muito. A maioria das atividades (com raras exceções) que realizam, concentram-se em torno da televisão, computador e vídeo games. Muitas famílias, pela falta de tempo ou por comodidade, acabam deixando as crianças em frente da televisão todo um período, em lugar de levá-los ao parque ou qualquer outra atividade que os favoreçam mais. As brincadeiras ao ar livre, as excursões, os esportes, etc., são cada dia substituídos por atividades sedentárias. Segundo as últimas pesquisas, as crianças espanholas passam em média de 2 horas e meia vendo a televisão e meia hora a mais jogando aos vídeo games ou conectados à rede.



          

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dicas que ajudam na hora das refeições

Recebi um email de uma mãe que estava preocupadíssima porque seu filho não queria saber de comer, o pior é que as crianças tem essas fases, e é claro que toda mãe  fica completamente maluca!...Daí resolvi postar algumas dicas:

- A hora da refeição deve ser agradável e necessária para a criança. Evite condicionar o castigo se não come todo o prato.
- Ajude à criança diante da percepção da comida. Sirva-lhe no prato maior a mesma quantidade de comida, de modo que perceba pouca comida dentro do seu prato.
- Pode motivá-la a colocar a mesa, deixar que ela mesma se sirva e decida e tenha autonomia sobre seus gostos alimentares.
- Sempre que puder, permita-lhe que coma com seus pais para que se aproprie aos hábitos alimentares da família, assimilando a conduta e modelos desta.
- Permitir escolher seu menu pode influenciar no êxito ou fracasso de sua alimentação. O êxito não significaria somente que os alimentos cheguem à criança, mas o desenvolvimento natural e saudável da criatura ao alimentar-se.
Não pretenda que a criança coma a mesma quantidade de alimento que você. Deixe que ela decida e coma a quantidade que necessita para satisfazer sua fome e desenvolver de forma saudável seus gostos. Se o problema torna-se crônico e chegar a criar um mal-estar emocional sem soluções na família, consulte um especialista.


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Vacinas

Sábado é dia de vacinas:

-Poliomielite (paralisia infantil) para crianças de 0 a 4anos 11meses e 29 dias( menores de 5 anos) ,
-Sarampo para crianças de 1 ano a 6 anos 11meses e 29 dias (menores de 7 anos).


domingo, 12 de junho de 2011

Cuidados com a pele no inverno

A pele das crianças no inverno por serem mais delicadas ressecam com facilidade além de os lábios ficarem rachadinhos;  sendo necessário hidratá-los diariamente.
Um grande inimigo da pele no inverno é o banho quente, que acaba ressecando ainda mais a pele.
É necessário então hidratar a pele com hidratantes apropriados ( os indicados são á base de ureia e com pouco cheiro ) lembre-se também de hidratar os lábios.
E o melhor hidratante que existe : Água, muita água!!!! Não descuide dela no inverno, porque temos uma grande tendência a esquecer de beber água nesta época do ano e acabamos esquecendo de oferecer...
 




quinta-feira, 9 de junho de 2011

Como identificar que a babá não é boa...

O primeiro sintoma de que algo não vai bem, é que a criança se torne muito chorosa quando se aproxima o momento de estar com a babá. Ou se expressa com gestos ou com palavras que não quer estar ou nem ver a babá. Dependendo da idade, tem crianças que dizem claramente: Você não. Minha mãe. Você não... A primeira coisa que se deve fazer é falar com a babá. E pedir a alguém que os observe quando estiverem no parque, por exemplo. Às vezes trata-se de uma situação passageira, de adaptação. Antes de tomar qualquer decisão, deve-se esperar algum tempo.
Além disso, mantenha uma comunicação constante com a babá. É necessário que observe quais são os progressos do seu filho, o que o preocupa e como se porta a babá.
Uma das atitudes de alguns pais, que desconfiam da conduta da babá, tem sido a instalação de câmeras de segurança pela casa. Uma vez constatado maus tratos e agressões pelas imagens, a babá pode pegar muitos anos de prisão, como tem acontecido cada vez com mais frequência, mostradas na mídia.
Uma frase que já ouvi e não esqueço:
"A criança sabe quem gosta dela!"
Observe isto....


                                         

quarta-feira, 8 de junho de 2011

As babás...

É uma decisão muito importante ter que delegar a outra pessoa o cuidado dos filhos. Requer uma busca e uma segurança quanto às condições que considerem necessárias. O mais complicado é encontrar a pessoa adequada, a babá mágica. Deve-se ter muito claro que será muito difícil encontrar alguém que faça as coisas como os pais. O que devem comprovar é que haja uma boa relação entre a babá e a criança.

O que fazer para identificar uma boa babá?

1- Comece a busca o quanto antes. Deve dedicar tempo. Entreviste pessoalmente todas as candidatas a babás antes de tomar uma decisão.
2- Não é conveniente que a babá tenha uma idade inferior aos 18 anos. Seria muito jovem para tal compromisso. Se seu bebê tem menos de dois anos, é aconselhável que sua babá haja estudado puericultura, o que é realmente muito difícil.
3- Pontualidade e responsabilidade devem ser condições básicas.
4- Que tenha iniciativa quanto a possíveis problemas: febres, engasgos, quedas, etc. Apresente uma situação imaginária de emergência para ver como reagiria.
5- É imprescindível que tenha experiências anteriores e referências. Convém que quem cuide do seu filho tenha conhecimentos comprovados em puericultura ou educação infantil. Não confie nas aparências.
6- Durante a entrevista, valorize a iniciativa, a paciência, a vocação, maturidade e atitudes. Uma boa babá sempre priorizará os interesses e as necessidades da criança.
7- Tanto os bebês como as crianças devem tomar parte da entrevista para que os pais possam observar se existe cumplicidade afetiva no contato da babá com elas.
8- Converse sobre seus princípios de educação. As babás que são todas sorrisos e bajuladoras, devem ser capazes também de impor autoridade através dos limites. 
9- A relação entre a mãe e a babá deve ser de cooperação e cumplicidade. 
10- Confie no seu bom senso e tente transmitir segurança à criança na hora de deixá-la ao cuidado de outra pessoa.
11- Estabeleça um período de adaptação ou de prova, pelo menos por 15 dias. Se for possível, passem juntas algumas horas no início.



terça-feira, 7 de junho de 2011

Equipamentos de proteção...

Produtos "necessarios" na proteção contra acidentes na infância :
                         Protetores de tomada :                                        



Trava de Gavetas 

Trava de portas


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Recomendações para a segurança dos bebês

  • Os espaços entre as grades do berço não devem ser maiores que 7,5 cm.

  • A distância do colchão até a borda superior da varanda, deve medir mais de 60 cm.

  • Não colocar cobertores adicionais e animais de pelúcia enchendo o berço do bebê.

  • Não deitar a criança para dormir de barriga para baixo.

  • Proteja as tomadas das redes elétricas com protetores apropriados ou na falta deles até fita crepe.

  • Colocar portas no princípio e no final de cada escada.

  • Não permitir que brinquem com sacos plásticos.

  • Mantê-los longe da cozinha.

  • Manter a tampa do vaso sanitário fechada.

  • Usar tapetes antideslizantes.

  • Não deixe remédios ao alcance das crianças, coloque-os na parte alta dos armários.

  • Não deixe protudos de limpeza e outros produtos tóxicos em locais baixos e acessíveis. 




  • Não esquecer que a prevenção é possível e eficaz!!!





    quinta-feira, 2 de junho de 2011

    Os cuidados com a criança sonâmbula

    Se pela noite encontrar seu fiho caminhando pela casa, a primeira coisa que deve fazer, é conduzí-lo cuidadosamente de volta à sua cama. No caminho, para evitar que a criança se machuque, tropece ou bata contra a parede ou em algum móvel, remova objetos perigosos ou que estejam impedindo sua passagem. Mantenha as janelas e portas fechadas com chave para evitar que ela escape, e não faça barulho que possa despertá-la. Isso poderia assustá-la. Jamais sacuda a criança ou a trate como uma doente. E não permita que seu filho durma na parte superior de um beliche, ou tenha livre acesso a uma escada, pela noite. Busque manter uma rotina na hora de dormir, priorizando o descanso do seu filho, e assim poder solucionar o problema. 
    Deve-se buscar ajuda médica nos casos em que o sonambulismo persista e que a situação seja incontrolável.