domingo, 28 de agosto de 2011

Dica de leitura

Uma boa dica de leitura e até mesmo para presente é o livro Aprendiz de equilibrista, abaixo tem uma "palhinha" para vocês: 




Nossos filhos em 10  idéias:
  1. Se dar bem!
Esse é o mote dessa geração, seu propósito de vida e causa maior. Se dar bem é ter uma padrão de vida razoável, uma família e se possível, algum sucesso e projeção. Não à toa celebridades são tão cultuadas. Algumas reunem o trinômio do desejo: bonitas, ricas e poderosas. Gisele Bundchen e Kaká estão aí para não me desmentir.
  1. “Eu tomo uma Coca-Cola, ela pensa em casamento”
Apesar dos projetos ambiciosos, essa é uma geração de compromissos mais tênues. Eles “ficam” mais do que namoram, eles mudam de marca mais facilmente, odeiam e amam uma mesma coisa em questão de dias.
  1. Quanto custa?
Sem nenhuma culpa, essa geração ama o capitalismo e o usufrui com todo prazer. Ter um novo videogame, uma nova boneca, um notebook, um celular…
  1. O mundo em 140 caracteres
Velocidade,  mundo em real time e concisão são demandas indiscutíveis de nossos filhos. Tudo para eles tem que ser na hora. Esperar é um tédio!
  1. Quantos amigos você tem?
Essa é uma geração que contabiliza amigos. Quantos amigos você tem no Facebook? Todo mundo é amigo de todo mundo, a conexão entre eles é enorme, mesmo que para nós aparentem ser conexões frágeis. Apenas para nós…
  1. Geração Windows
A vida deles é um eterno abrir janelas, todas ao mesmo tempo, sem fechar as anteriores. Fazem tudo ao mesmo tempo e conseguem ser assim! Assistem TV, ouvem IPod, fazem lição e ainda papeiam com amigos peloFacebook.
  1. E ai, tio, belê!
A diluição da hierarquia é absoluta. É uma geração extremamente informal que se relaciona com pais, professores e amigos da mesma forma. Sem cerimônias, sem formalidades: todo mundo é tiozinho, cara, mano ou profa.
  1. Geração Hiper
Tudo na vida deles é intenso e hiper – hiperconectados, hiperativos, hiperexpostos à tudo. Vivem hiperintensamente tudo e adoram isso.
  1. Precocidade
Crianças de 2 anos mexem em celulares melhor que os pais, garotas de 10 anos vão a baladas e adolescentes vivem como adultos. A precocidade está aí entre eles, para o bem e para o mal.
  1. Curtir a vida
Acima de tudo, curtir! Que venha o trabalho, a família, os filhos. Mas não me tire minhas horas de diversão, pelo amor de Deus! Isso é o que está na cabeça de nossos filhos, desde bem pequenos.
Gostando ou não desses pontos, certamente nossos filhos têm um pouco de cada uma dessas características, uns mais e outros menos. Não percebo nossos filhos como melhores ou piores do que a nossa geração. São certamente diferentes e nos desafiam a aprender, todos os dias, uma nova visão de mundo.  Bem vindos à geração de nossos filhos!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

domingo, 21 de agosto de 2011

Para todas as noites...


É importante ensinar aos filhos a importância da oração, pois nós, somos os grandes responsáveis por desenvolver nas crianças os nobres e verdadeiros sentimentos , para que um dia eles se tornem "grandes"(em todos os sentidos) e bons homens... 



sábado, 20 de agosto de 2011

Higiene bucal

A saúde dos primeiros dentinhos motiva a saúde dos dentes permanentes.
Os primeiros dentes nascem ao redor do sexto mês de vida, mas a limpeza da boca deve começar antes, com uma gaze ou fralda molhada em água filtrada, passe por toda a boca da criança, limpando gengiva, bochechas e língua.
Assim, desde pequenina a criança se acostuma com a intervenção na boca, não dando trabalho quando começar a ir ao odontopediatra e com hábitos orais corretos.
Fase pré-escova - Cada idade tem um jeitinho de fazer a limpeza da boca do bebê. Logo que os dentinhos nascem, a gaze ou fralda é substituída por uma dedeira. Da dedeira, a escova de dente infantil já é recomendada. O fio dental é recomendado assim que os primeiros dentes surgem.
O uso de creme dental só deve ser usado sob orientação do odontopediatra, que indicará quando e qual creme usar, já que para os pequenos não pode conter flúor devido à imaturidade da deglutição - a criança ainda não está suficientemente preparada para engolir todo o flúor que, em excesso, pode fazer mal à saúde dos dentes permanentes.

                                           

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dica do dia

Gente, se vocês querem guardar uma recordação eterna de seu filho, tenho uma dica muito boa para compartilhar com vocês, é a metalização do sapatinho ou da chupeta do seu bebê.
Afinal há momentos que nunca serão esquecidos, não é!?...



A empresa "sapatinho de bronze" é uma empresa que atende clientes em todo o Brasil ,clique aqui para maiores informações.

domingo, 14 de agosto de 2011

Dia dos Pais

Olhem que linda ,esta carta que Abraão Lincon escreveu ao professor de seu filho, acho que é tudo o que um pai deseja para seu filho...

             
"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, por cada vilão há um herói, que por cada egoísta, há também um líder dedicado. Ensine-lhe por favor que por cada inimigo haverá também um amigo, que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder mas também a saber gozar da vitória! Afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso! Faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros do céu, as flores do campo, os montes e os vales. Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa! Ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos. Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram!
Ensine-o a ouvir a todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando está triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram. Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.
Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.
Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.
Eu sei que estou a pedir muito, mas veja que pode fazer, caro professor.”

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Teste da orelhinha

                                           O teste da orelhinha                                   


É um programa de avaliação da audição em recém nascidos para diagnóstico precoce da perda auditiva uma vez que sua incidência, na população geral, é de 1 a 2 para cada 1000 crianças nascidas vivas.
A técnica utilizada é a de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAs).
Como assim???Falou qual lingua aieee?!!
Vou explicar...
É um exame  indolor, com a colocação de um pequeno fone na parte externa do ouvido, com a duração por um tempo médio de 3 a 5 minutos.
Não tem dor, já chega o sofrimento do teste do pezinho e das vacinas!!!
Assim como o Teste do pezinho e o do olhinho, é importante fazer o teste da orelhina porque, uma vez que detectado alguma alteração a estimulação precoce e o tratamento com fonoaudiologo fazem com que a criança se desenvolva muito e chegue cada vez mais próxima do desenvolvimento normal; o que infelizmente não acontece. quando qualquer diagnóstico acima é feito tardiamente.


                                                                                                                                                                          

O "teste do Olhinho"

   

Não uso muito este termo acima, mas foi assim que ele ficou popularmente conhecido, o reflexo vermelho é o reflexo que vem através das pupilas quando estas são submetidas a uma fonte de luz.
O reflexo vermelho normal, significa que as principais estruturas internas do olho, córnea,íris,retina e etc, estão transparentes e permitindo a entrada normal de luz .Quando este reflexo está ausente significa que temos algum problema.
O teste pode detectar problemas como catarata congênita ,tumores na retina, retinopatia de prematuridade e algumas infecções intra-oculares.

domingo, 7 de agosto de 2011

O teste do pezinho

A triagem neonatal é uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas ou infecciosas, assintomáticas no período neonatal, a tempo de se interferir no curso da doença, permitindo, desta forma, a instituição do tratamento precoce específico e a diminuição ou eliminação das seqüelas associadas à cada doença.
O período ideal para a coleta do sangue é no período do terceiro ao sétimo dia  de nascimento, e no máximo até o vigésimo nono dia de vida.



                          Teste do Pezinho

sábado, 6 de agosto de 2011

A visão dos bebês

É interessante conhecer o desenvolvimento da visão das crianças para entender por que elas gostam tanto de cores vivas. Brinquedos, roupas e objetos com cores contrastantes estimulam a curiosidade visual do bebê e interferem em todo seu desenvolvimento.


Um mês de vida

A visão é borrada como no nascimento, porém o contraste é melhor.










Dois meses de vida

O progresso é maior, mas a visão ainda é desfocada e as cores e contrastes ainda não são bem percebidos.









Três meses de vida

Existe um sensível progresso na percepção das cores, contraste e nitidez. As imagens já não são tão desfocadas.








Seis meses de vida

A criança já tem uma visão bem próxima à visão do adulto. O estímulo visual já é maior e o interesse por cores vivas e contrastantes cada vez maior.








Visão do adulto

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Estimulando seu filhote

Em meio a uma chuva de recomendações - deve-se trocar as fraldas assim, dar banho assado e fazer carinho de tal jeito - o estudo do comportamento dos bebês nos traz uma velha lição. Carinho é fundamental para eles serem felizes. Não basta cuidar direitinho, é preciso estimular.
Os bebês, quando estão dentro do útero, enrolam-se, como um círculo. Ao nascer, começam sua jornada rumo a posição ereta, que começa na cabeça e termina nos pés, o sinal de que são humanos. Para conquistar o conhecimento do seu corpo e dos seus sentimentos, nada melhor que a sua atenção. Sem ela ficam apáticos, vão definhando e morrem.
Eles conseguem perceber tudo o que os cerca, mas só podem expressar e registrar esse conhecimento e seu corpo. Primeiro é preciso saber que eles têm seis estados de consciência (ou graus, como preferir). Podem estar em inatividade alerta (aquele rostinho curioso, que parece ver o fundo de nossos corações, quando todo o movimento corporal cessa); alerta ativo (quando movimentam o corpo, olhos e membros); sono tranquilo (o soninho de bebê) ou ativo (quando se movmentam, chegando até a emitir sons ou abrir os olhinhos) e, por último o mais angustiantes: o choro.
                                                  
As mãozinhas....
Eles ainda não dominam direito as mãos, mas conseguem fazer maravilhas com elas desde as primeiras horas, Um objeto próximo- o rosto da mãe, do pai ou um brinquedinho colorido - já basta para as mãozinhas irem em sua direção.
Eles agarram, pegam, jogam, colocam na boca (quando conseguem é uma verdadeira festa).
Tudo isso faz parte da estimulação - e é mais divertido quando não funciona como exercício.
Olha a careta!
Basta fazer uma careta para ele durante algum tempo que o pequeno imita. O sorriso, olhos esbugalhados, a expressão triste ou espantada são aprendidas exatamente assim: copiando a mamãe. Veja só na sequência como a Beatriz consegue imitar a mamãe direitinho. O mais impressionante é que os bebês consegem fazer isso desde os primeiros minutos de vida. A lição? Eles estão prestando uma atenção danada em tudo o que conseguem perceber. E o que mais gostam de ver é o rosto de alguém connhecido - de preferência a mãe e o pai, cujas vozes são familiares e servem como um "calmante" natural.
E o pé também faz muitas coisas. Quando pequeninos: os bebês têm o instinto de fechar os dedinhos e ficam sérios, olhando...
Cadê a mamãe?
Ao nascer os bebês ouvem tudo. O único problema é que não estão acostumados com os sons fora do útero. Com o tempo, aprendem a descobrir onde está a mamãe, o papai ou a vovó "de ouvido". A felicidade fica garantida quando, escondidas, falamos atrás do bebê e ele tenta descobrir de onde vem a voz.