segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mil e um motivos...

Ai como fui dramática no título da postagem... mas é que, na verdade, estou cheia de motivos para estar completamente em falta com vocês; tempo, ou melhor, a falta dele é o meu maior problema! Gente acho estou precisando de um dia de umas 20 horas... mas prometo a vocês que, em breve pagarei em dobro por todas as minhas ausências... Por enquanto, fiquem com as imagens de um aniversário com o tema da "Galinha pintadinha " que achei muito fofo....
   






domingo, 11 de setembro de 2011

Erupções cutâneas comuns em recém-nascidos

Eritema tóxico do neonato
Pode ocorrer mais facilmente no período neonatal, é caracterizado por lesões vermelhas planas(manchas) ou elevadas(pápulas), medindo de 1 a 2 mm.Algumas podem apresentar lesões amareladas no centro.Acomete qualquer região do corpo e muito raramente palmas e plantas.Surge na maioria das vezes nas primeiras 48 horas de vida, podendo persistir por dias ou semanas. Desaparece espontâneamente e não é necessário nenhum tratamento. Sua origem é desconhecida.

Milium
São formações elevadas brancas, peroladas, firmes, medindo de 1 a 2mm, localizando-se predominantemente no nariz, bochechas,testa e queixo em 40% dos recém -nascidos.Podem ser de 2 a 3 lesões ou inúmeras. Desaparecem espontâneamente, não é necessário nenhum tratamento.Sua origem deve ao acumulo de ceratina no interior da derme.

Mancha Mongólica
São manchas de coloração acastanhada, azul-acizentada ou azul-enegrecida, localizada em sua maioria na região das nádegas ou nas costas, podendo ser observada em outras áreas.Apresentam tamanhos e formas variados. Normalmente desaparecem nos primeiros 5 anos de vida. Essa é a mancha mais comum ao nascimento.

Acne neonatal
São lesões semelhantes à acne do adolescente, com pápulas eritematosas, pústulas e comedões(cravos) localizados na face. Acredita-se que o surgimento desta afecção está relacionado aos estímulos às glândulas sebáceas pelos hormônios maternos. Raramente são necessários tratamentos locais, sendo o mais comum a involução espontânea.

Miliaria (brotoeja)
São lesões resultantes da obstrução e ruptura das glândulas de suor no interior da pele. Pode ser observado em 15% dos recém nascidos, ocorrendo com mais frequência em ambientes de temperatura mais elevada, por excesso de roupas ou nos períodos de febre. Existem duas formas de apresentação: a miliaria cristalina, que se caracteriza por uma vesícula(pequenas bolinhas d`agua) sem eritema(vermelhidão) ao redor, e a miliaria rubra, onde há pápulas(lesões elevadas) eritematosas e vesículas.Para resolução do problema orienta-se não agasalhar demais o recém- nascido, arejar mais o ambiente se possível com ar condicionado e por último banhá-lo com água fresca mais vezes ao dia.