segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Criança que não come!

1 ano:

Depois de soprar a primeira velinha, é provável que seu filho fique mais interessado em aprender a andar do que em comer. Assim, seu interesse pela comida despenca. Ele está ocupado demais para desperdiçar um tempo enorme comendo. Mas isso é normal. O ritmo de crescimento da criança diminui no segundo ano e seu apetite acompanha essa queda. Não se preocupe. A gordura adicional que ela acumulou no primeiro ano serve de combustível para toda essa movimentação. No entanto, nessa idade elas precisam de energia para se manter de pé. Uma criança de um aninho pode ficar rapidamente sem combustível, tornando-se agitada e irritada. O ideal é que ela faça cinco ou seis pequenas refeições durante o dia, inclusive dois ou três lanches saudáveis. Alimente seu filho com pequenas porções, colocando mais comida no prato assim que ele terminar. Um prato muito cheio é um convite à desistência e à bagunça.
Cada mordida é uma vitória para uma criança nessa fase. As calorias em alimentos sem grande valor nutritivo, como biscoitos, doces e sucos, são um desperdício do tempo e do apetite da criança.
Ofereça alimentos nutritivos durante as refeições regulares, mas não force a criança a comer. Crianças pequenas que dizem o quanto basta, desenvolvem hábitos alimentares mais saudáveis depois de adultas.
Fazer com que se sente à mesa na hora das refeições, por menos que coma, é importante para ensiná-la a hora em que elas são servidas. Nessa idade, a criança adora comer à mesa, com a família. Este é o momento perfeito para que ela aprenda a se socializar e para você ensiná-la a comportar-se à mesa. Se a criança resistir ou começar a jogar a comida para fora do prato, é porque já está satisfeita. Deixe-a sentada, dê um livro para ver, mas não ofereça mais comida, pois isso inicia uma batalha na qual você jamais sairá vencedora.
Deixar a comida cair no chão, amassá-la entre os dedos e esfregá-la na mesa são maneiras de conhecer os alimentos e de aprender a gostar deles. Ele provavelmente ainda não sabe usar a colher direito. Não importa, dê-lhe uma colher. Nessa idade, a criança quer comer sozinha e você deve estimulá-la, por maior que seja a bagunça. Nessa fase, a criança também está aprendendo a usar o copo: mais uma vez, bagunça à vista! A melhor opção é aprender a conviver com a bagunça usando e vestindo materiais fáceis de limpar.
Em geral, as crianças não precisam tomar vitaminas, mas se seu filho realmente se recusa a comer, a administração de uma vitamina talvez o faça se sentir melhor. Não dê vitaminas de adultos, elas podem ser tóxicas para crianças.
Comer no lugar certo Criar bons hábitos alimentares é sinônimo de comer sempre no mesmo lugar. Não é sinônimo de comer na frente da televisão, no quarto ou andando pela casa. A criança que come andando corre o risco de engasgar.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Cuidados com a exposição ao sol

O verão está aí e você não pode esquecer o protetor solar- ele vai ser seu aliado. O fator de proteção 50 é o mais indicado para as crianças, mas vai depender também do tipo de pele, e a regra é simples: quanto mais clara, mais alto deve ser o filtro solar. "Isso vale para bebês com mais de 6 meses de idade. Antes disso, não é recomendado o uso de protetores, e os pais devem evitar a exposição prolongada, mantendo-os na sombra, com camisetas e chapéus".

O protetor ideal deve proteger as crianças dos raios UVA e UVB, além de conter substâncias que hidratem a pele. Prefira marcas conhecidas e especializadas em linha infantil, com composição própria para pele mais delicada.
Jamais utilize seu filtro solar no seu filho. Ele contém substâncias que podem irritar a pele dos pequenos. Se a criança for alérgica, é preciso procurar orientação com o pediatra ou um dermatologista sobre o produto ideal para ela.
Filtros solares coloridos oferecem a mesma proteção que os sem cor e podem ajudar a criança a divertir-se com o momento da aplicação do creme.
Lembre-se: o ideal é que o filtro seja passado meia hora antes da exposição solar.

Não se esqueça de repassar o protetor, o que deve acontecer a cada duas horas. Se o seu filho for para a água, enxugue-o e repita a aplicação. Não economize no produto.

Outro cuidado com o sol é levar um chapéu com abas para proteger o rosto. Bonés não são uma boa opção porque não cobrem a nuca nem as orelhas.
A partir do oitavo mês, compre também óculos de sol.
Deixe que seu filho fique embaixo do guarda-sol vestindo uma camiseta de cor escura, de algodão.
Evite, ainda que ele fique exposto ao sol das 10 às 17 horas, nos locais onde vale o horário de verão, ou então vá (e volte) do passeio ao ar livre uma hora antes. Se não der para sair do sol nesse intervalo, saiba que o pior horário é ao meio-dia.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Brincadeiras para dias de chuva

Está caindo o maior temporal lá fora? Sua casa está cheia de opções para entreter seu filho. Escolha algumas :

• Deixe-o se vestir com as suas roupas. É claro que não é para o deixar brincar com uma peça que você ainda nem usou. A regra é separar aquelas esquecidas no armário ou bem resistentes, como gravatas, coletes, vestidos, cintos, sapatos... No fim, organize um desfile.

• Brinque com recortes de revistas. Peça a ele que recorte as figuras de que mais gosta. Depois, escolha um detalhe delas (se for um rosto, coloque só o nariz, por exemplo) e cole-o em uma folha branca. A ideia é desenhar o que a imaginação mandar usando o recorte.

• Faça bicho-de-pé. Preparar o brigadeiro rosa é fácil: em uma panela, misture uma lata de leite condensado e uma colher de sopa de margarina e deixe ferver em fogo baixo, sem parar de mexer. Depois, adicione uma caixa de gelatina de morango e mexa até aparecer o fundo da panela. Deixe esfriar e enrole, passando no açúcar refinado.

. Dominó, jogo da memória, quebra-cabeça também são opções que divertem muito os pequenos.

. E finalmente, o maravilhoso mundo de Walt Disney, com seus lindos filmes que, fala sério, até nós adoramos assistir. Um cineminha em casa com uma pipoca ao lado também fazem a alegria da galerinha.