sábado, 25 de fevereiro de 2012

Coqueluche



A coqueluche, é causada pela bactéria Bordetella pertussis, que leva ao mau funcionamento da traqueia e dos brônquios, causando tosse seca ininterrupta. Com o esforço causado pela tosse, o paciente pode ter complicações , como hemorragia nos olhos . Os primeiros sintomas são parecidos com o da gripe: tosse, coriza, febre e olhos irritados. Em uma segunda fase, caracteriza-se pelo acesso de tosses sucessivas que podem ser acompanhadas de muco e vômito. As crises tendem a ser mais frequentes à noite.

Nos jovens e adultos a doença cursa de forma diferente do que em bebês. Geralmente é branda, caracterizada por tosse persistente, muito confundida com resto de resfriado. Estima-se que entre 20 e 25% dos adultos com tosse por mais de duas semanas estejam infectados pela bactéria. A transmissão ocorre pelo contato direto ao falar, tossir ou espirrar.

Como evitar ?

Muito simples, mantendo o calendário de vacinação em dia.
A vacina é fornecida pela rede pública em 3 doses, aos 2,4 e 6 meses , além de 2 reforços, ao 15º mês de vida e o 2º reforço com 4 anos. A imunização vale por 10 anos e após este período deve ser renovada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário