domingo, 9 de setembro de 2012

Intolerância á lactose

A lactose( que é o açúcar do leite) para espanto de muita gente informada, não causa alergia.

As proteínas, sim! Estas é que têm o poder de induzir inchaço, manchas pelo corpo, rinite, crises de tosse, de asma, refluxo e sangramento intestinal. Nas pessoas que nasceram alérgicas. Quanto mais cedo o alérgico provou o leite de vaca , maior a chance disto acontecer. Neste caso, o diagnóstico é Alergia ao Leite de Vaca. Se quiser um termo médico mais completo, diríamos Alergia à Proteína do Leite de Vaca.

Nem todos os alérgicos desenvolvem quadros dramáticos. No caso de sintomas leves, como cólicas, diarréia e alguns vômitos, estamos frente à possibilidade de confusão diagnóstica com a intolerância à lactose. E a intolerância, em alguns casos, pode ser temporária. Quando crianças pequenas têm uma infecção intestinal, pode haver uma dificuldade do organismo em lidar com o açúcar do leite de vaca, até a mucosa voltar ao normal. Neste caso, o quadro de cólicas e diarréia pode durar dias e até semanas. Para suprir a falta de leites sem lactose, nossos avós fariam um leite mais “aguado”. Assim, a mucosa machucada conseguiria digerí-lo melhor.

Para a alegria de muitas famílias, a alergia ao leite (por causa das proteínas, certo?) começa a perder força ao longo dos anos. Uma criança de 3 anos têm 80 % de chance de se ver livre deste pesadelo alérgico. Talvez no futuro reste algum incômodo. Algum sintoma leve que nos lembre dos apuros no início da vida. Mas isto será passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário