Estamos na pior época do ano para os pequenos...além das bronquites,rinites e todas as "ites" que adoram os meses de frio e seca, temos também as gripes e os resfriados que também "amam" os meses a seguir...
Mas, e aí ? Qual a diferença entre os dois (gripe e resfriado) tem gente que pensa que é tudo igual,mas é engano, a começar que o resfriado causa bem menos "estrago" do que a gripe ,vamos lá:
RESFRIADO-o inicio é gradual(começa devagar) , da uma coriza nasal transparente tipo água, uma dorzinha de garganta leve(o suficiente para uma queda no apetite),quase não dá febre quando dá é baixa ,cursa com espirros e congestão nasal, e poucos riscos de complicações .
GRIPE - início mais abrupto ("Meu filho foi dormir bem e acordou desse jeito!" ,é a frase mais ouvida.),dor no corpo todo, queda do estado geral,febre acima de 38,5 C ,maior risco de complicações (de otites até pneumonia), a criança quase não aceita alimentação,coriza nasal grossa e amarelada, muita tosse.
Nos dois casos os vírus são os responsáveis pelo quadro, porém as complicações da gripe podem surgir por ação de bactérias "oportunistas" e aí a coisa muda um pouquinho...Fique atenta e em caso de dúvidas procure um pediatra ,e pelo amor de Deus nunca o balconista da sua farmácia!!!! (Vocês não sabem como isto é comum de vermos por aí...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário