quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dicas que ajudam na hora das refeições

Recebi um email de uma mãe que estava preocupadíssima porque seu filho não queria saber de comer, o pior é que as crianças tem essas fases, e é claro que toda mãe  fica completamente maluca!...Daí resolvi postar algumas dicas:

- A hora da refeição deve ser agradável e necessária para a criança. Evite condicionar o castigo se não come todo o prato.
- Ajude à criança diante da percepção da comida. Sirva-lhe no prato maior a mesma quantidade de comida, de modo que perceba pouca comida dentro do seu prato.
- Pode motivá-la a colocar a mesa, deixar que ela mesma se sirva e decida e tenha autonomia sobre seus gostos alimentares.
- Sempre que puder, permita-lhe que coma com seus pais para que se aproprie aos hábitos alimentares da família, assimilando a conduta e modelos desta.
- Permitir escolher seu menu pode influenciar no êxito ou fracasso de sua alimentação. O êxito não significaria somente que os alimentos cheguem à criança, mas o desenvolvimento natural e saudável da criatura ao alimentar-se.
Não pretenda que a criança coma a mesma quantidade de alimento que você. Deixe que ela decida e coma a quantidade que necessita para satisfazer sua fome e desenvolver de forma saudável seus gostos. Se o problema torna-se crônico e chegar a criar um mal-estar emocional sem soluções na família, consulte um especialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário