sábado, 3 de março de 2012

Dicas de uma profissional

Achei estas dicas de uma profissional fantásticas, afinal, quem tem filhos tem que saber no mínimo o básico para registrar cada momento...

Dica 1 (provavelmente a mais importante) – Desligue o flash
Sabe quando você tira uma foto que acha que vai ficar linda, mas quando vê o resultado na câmera se decepciona? Isso provavelmente aconteceu porque você deixou a câmera no automático e o flash foi disparado.
Tente desabilitar o flash (aperte o botão do flash até aparecer a imagem do raiozinho cortado), e faça uso da luz natural.
Se estiver em um ambiente fechado, posicione seu bebê perto de uma janela, da porta (se você mora em casa) e até mesmo dentro do carro, usando a luz que entra pelas janelas.
Se estiver em um ambiente aberto, procure uma área com luminosidade, mas sob a sombra. A luz direta do sol também pode provocar sombras no rosto do bebê ou fazê-lo apertar os olhinhos. Costumo dizer que nada como um dia nublado para fotografar crianças em ambiente aberto.
Se você quiser treinar em casa, uma idéia ótima é sentar o bebê no bebê conforto e virá-lo para a janela. Tome cuidado para não se posicionar entre a janela e o bebê e criar uma sombra. Você precisa fotografar de uma diagonal.

Dica 2 (hum… essa também é muito importante) – Chegue mais perto
A típica foto mais ou menos de família inclui um background enorme e pessoas pequenininhas na foto.
Isso é especialmente comum em fotos de viagem, mas acontece nas fotos de bebê também. Quantas fotos não aparecem o berço todo, o quarto todo… você não precisa disso.
Quando for fotografar seu bebê chegue BEM pertinho, use o zoom da sua câmera e suas fotos vão melhorar muito. Close de bebês são lindos e eles tem tantos detalhes fofos a serem fotografados!
Rostinho, mão, pé, orelha, umbigo – esqueça o fundo, encha o quadro com o seu bebê e registre tudo bem de pertinho.

Dica 3 – Não pare de apertar o botão da máquina e produza séries
Do bebê brincando, comendo, dançando… fica lindo! E depois você pode pendurar fotos em série na parede ou fazer uma página especial no álbum do seu filhote.
E se a maior parte das imagens não ficarem boa, qual é o problema? Estou assumindo aqui e todo mundo já está fotografando com câmera digital, então o que não ficou bom pode facilmente ser jogado fora.

Dica 4 – Registre todas as expressões.
Pais são obcecados por fotos dos seus filhos sorrindo e olhando para câmera. Esqueça isso e fotografe todas as expressões do seu bebê.
Se quiser chamar a atenção do seu bebê para câmera, sacuda um brinquedo, um molho de chaves ou peça ajuda a alguém. Enquanto a vovó faz palhaçada por trás de você para o netinho, você fotografa, fotografa, fotografa!

Dica 5, e última! – Olhe seu filho nos olhos
Nada de preguiça! Sente no mesmo nível do seu bebê e fotografe. Se for preciso, deite no chão ou ande de joelhos!
Fotos tiradas de cima só funcionam se o bebê estiver olhando diretamente para a câmera e se for muito bem enquadrada, então olhe seu filhote nos olhos.

É claro que um profissional é um profissional e uma boa câmera e lente fazem muita diferença, mas seguindo esses conceitos básicos eu tenho certeza que você pode melhorar muito as fotos das férias de verão, do banho de bebê, do soninho, do almoço… enfim, imagens que nós fotógrafos só podemos capturar de nossos próprios

Nenhum comentário:

Postar um comentário