terça-feira, 15 de março de 2011

Cólicas

  Quando vejo um bebê com cólicas penso em 2 coisas para dizer aos pais:a pior-Não temos o que fazer! E a melhor: é que em 3 meses passa sozinha!
 Infelizmente esta é a verdade verdadeira gente(dura e crua),a cólica é uma velha conhecida dos pediatras há séculos,porém, sua origem e consequentemente seu tratamento é alvo de discórdias em congressos pelo mundo afora.E no final não fica nada provado.Portanto,infelizmente não darei nenhuma formula mágica pois ela não existe,minha proposta é mais realista, darei orientações que amenizam a situação:

 Contribuindo para amenizar os episódios
Um estudo científico, comparando mães em aleitamento natural, demonstrou que o esvaziamento total da mama pode contribuir para reduzir a frequência e a intensidade das crises de cólica. Neste estudo, um grupo de lactentes recebeu apenas o leite inicial e outro grupo recebeu leite inicial + leite final. Observou-se que os bebês que receberam apenas o leite inicial apresentaram cólicas com maior duração e intensidade que aqueles do outro grupo (leite inicial + leite final). Foi possível observar também menos episódios de dor nas mamas e de mastite entre as mães deste segundo grupo. Desta maneira foi possível observar que uma amamentação com a técnica correta pode contribuir profilaticamente para amenizar as cólicas, bem como evitar os problemas comuns às mães neste período inicial.


Quando a cólica começar...


1º - Manter a calma:
Sabemos que este passo é o mais difícil e o mais importante. Lembre-se que o seu bebê percebe suas emoções. Portanto, é necessário transmitir-lhe calma e segurança neste momento;

2º - Redirecione sua atenção:
Passear, amamentar, colocar uma música suave. Enfim, existem muitas maneiras de se mudar o foco perceptivo do bebê para algo que lhe seja prazeroso. Quando oferecemos ao bebê algo que lhe interessa, ele "esquece" a cólica. Este é um recurso não medicamentoso com ótima eficácia.


3º - Massagens:
As massagens e o aquecimento da barriguinha do bebê atravessaram as gerações e têm espaço garantido em nossas orientações. Afinal, quem não gostaria de uma boa massagem? Além disso, a massagem também auxilia a eliminação dos gases, que é um dos fatores da cólica.
                                

2 comentários:

  1. O problema ê que ainda nao sei diferenciar quando o choro e por dor de barriga, fome ou outra coisa mais. Fico perdidinha! Na duvida, faço massagem, troco fralda, dou de mama... Tudo ao mesmo tempo! Rsrs....
    Parabéns pelo blog! Estou amando as dicas!
    Beijao, Jamel

    ResponderExcluir