domingo, 24 de abril de 2011
Cuidados com a criança alérgica
A criança alérgica é uma criança normal que deve ser tratada com muito carinho, respeito e limite. Evite a super-proteção ou restrição em excesso, assim como comentários sobre seu estado de saúde. Propicie a ela um ambiente harmonioso, calmo e seguro. Encontram-se listadas abaixo algumas dicas simples, mas fundamentais para um ótimo controle dos quadros alérgicos:
1- Quarto: é o local onde os cuidados são mais importantes. Ele deve ser ventilado, ensolarado, com janela ampla. O piso deve ser liso, de fácil limpeza. Carpetes, tapetes e cortinas devem ser evitados. Colchões e travesseiros devem ser encapados com material impermeável como napa, corino ou com capas especiais que encontram-se disponíveis no mercado. A roupa de cama deve ser trocada semanalmente. Evite acumular objetos que possam acumular pó dentro do quarto.
2- Limpeza: é fundamental, sendo importante passar pano úmido diariamente no chão, móveis e rodapés. A criança não deve estar presente no ambiente durante a limpeza do mesmo. Evite utilizar produtos com cheiro forte. Mantenha os alimentos protegidos na cozinha e faça limpeza periódica nos armários e gavetas para evitar a infestação por baratas. Caso isso ocorra, contacte empresa especializada em dedetização, evitando a permanência das crianças durante este processo.
3- Mofo: deve ser evitado e combatido. Pode-se usar uma solução preparada com 50grs de ácido fênico adquirido em farmácias de manipulação e dissolvido em 1 litro de água, mas cuidado pois o ácido é tóxico. Evite locais abafados, pouco ventilados, úmidos e corrija as infiltrações de água em paredes e pisos.
4- Animais: em geral podem ser mantidos, mas preferencialmente fora de casa.
5- Fumo: não permita que fumem dentro de casa ou carro, mesmo se o paciente não estiver presente no momento. Está universalmente provado que o fumo ativo e passivo são extremamente prejudiciais para a saúde de todos, principalmente do alérgico.
6- Insetos: as crianças alérgicas são em geral muito sensíveis à picada de insetos como formiga, pernilongo, carrapatos, pulgas, apresentando reações locais intensas que podem se infeccionar em função da coceira. Utilize fórmulas que aliviam a coceira, prescritas pelo seu médico .
7- Roupas: prefira as roupas de algodão e enxágue bastante para retirar todo o sabão. Não use roupas que ficaram guardadas por muito tempo sem antes lavá-las novamente, mesmo se estiverem limpas.
8- Exercícios físicos: toda criança precisa praticar atividades físicas de preferência ao ar livre. Os exercícios regulares melhoram o apetite, bem estar, favorecem bom condicionamento físico e funções respiratória e cardíaca, devendo ser sempre incentivado a prática dos mesmos.
9- Alimentação saudável é a base da vida saudável. Dê preferência aos produtos naturais, evitando frituras, alimentos gordurosos, salgadinhos de pacotes e refrigerantes no dia a dia. Ofereça sempre água. Procure alimentar as crianças a cada 2 a 3 horas durante o dia.
10- Observações: caso a criança apresente alguma reação alérgica procure avaliar os fatos que ocorreram próximo do início dos sintomas e anote os mesmos. Esta medida pode facilitar a avaliação do médico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário