A febre é uma evolução da temperatura corporal. É um sintoma frequente na criança associado, na maior parte dos casos, a uma doença infecciosa.
As infecções virais são prevalentes na infância e por vezes o único sintoma apresentado é a febre.
O que devemos fazer e o que devemos vigiar quando uma criança tem febre?
Quando uma criança apresenta temperatura axilar superior a 37,8ºc, devemos administrar um anti-térmico, na dose e no horário indicado pelo pediatra.
É importante manter a criança confortável, sem calor e sem frio e oferecer líquidos frequentemente.
Se a criança não apresentar outros sintomas nem clínica preocupante, podemos aguardar 48-72 horas de observação, altura em que, com maior probabilidade se consegue fazer um diagnóstico. Se a criança tem tremores, arrepios, manchas escuras na pele, prostração desadequada à temperatura, vómitos persistentes ou alterações da consciência, deverá ser observada com brevidade pois poderá ter uma infecção preocupante.
Concluindo: a febre é um sintoma frequente; devemos administrar um anti-pirético e manter a criança confortável. Se houver sinais preocupantes associados devemos procurar o serviço médico. Se não, damos anti-térmicos e aguardamos evolução do quadro clínico.
A Febre ! Sempre morri de medo quando meu gato tinha febre. Até chorava...rsrsrs, não desgurdava dele nem um minuto e usa o termômetro de hora em hora. Tinha pavor quando chegava à quase 40! Como mãe sofre, e até hoje, quase chegando aos 18 anos eu ainda sou assim com ele. Acho que é coisa de mãe de filho único!
ResponderExcluirAinda o levo ao pediatra !
Bejinhos...
Rita Barroso